Ciro Bottini


Principais temas de palestras:

  • Show de vendas
  • Venda instantânea: técnicas para estimular a compra de “bate e pronto”
  • Desenvolvendo carisma para atrair clientes
  • Destacando os principais atributos do produto

Um dos pioneiros em vendas pela televisão, há mais de quinze anos trabalhando com comunicação, Ciro desde o início adotou um estilo irreverente que por sinal condiz totalmente com seu próprio jeito de ser.

Bom humor, clareza e objetividade no discurso e muita improvisação, essas são algumas características que fizeram dele um dos comunicadores de maior sucesso com vendas na TV brasileira. Formado em jornalismo em São Paulo, começou no rádio fora da capital em 1989. Aprendeu a fazer de tudo na pequena 97 FM em Santo André e, em 1993 foi chamado para ser locutor da Transamérica FM, onde ficou até 1997. A partir daí resolveu se dedicar somente ao trabalho na televisão, onde já exercitava sua veia de vendedor nos programas Auto-Shop e Feira Livre do Automóvel desde 1992, sendo um dos nomes de maior destaque nesse mercado. Em 1995, depois de inúmeros cursos para se especializar em marketing e varejo, foi convidado a trabalhar no Shoptime (Globosat), o primeiro canal de TV totalmente dedicado às vendas na América Latina. Está no ar desde a estréia e sempre foi recordista em resultados. Durante um ano conseguiu aumentar as vendas do Carnê do Baú da Felicidade enquanto comandou com grande sucesso as campanhas publicitárias do principal produto do Grupo Sílvio Santos e, na Copa do Mundo de 2002, foi contratado pela Rede Globo para ser o apresentador oficial da promoção Show de Gols, sorteando automóveis nos intervalos da programação da emissora. Em 2005 lança seu primeiro livro, o GUIA BOTTINI: VENDAS – Dicas Para Vender Bem na Vida (Editora Zit), no qual aborda o assunto vendas de forma, aberta e objetiva, baseado na sua experiência de mais de quinze anos como vendedor televisivo. Além de estar no ar ao vivo todos os dias, Ciro tem sido requisitado para passar sua experiência profissional como palestrante e motivar grandes equipes de vendas em empresas por todo o Brasil. Já atendeu empresas como Panasonic, Positivo Informática, Britânia, Xerox, Kodak, Semp Toshiba, Leadership, Siemens, Gradiente, Banco Real, Porto Seguro, Dermatus, Natan, entre outros.