José María Gazalla

É Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade Autônoma de Madrid (UAM), certificado em estudos avançados no doutorado de Psicologia Social da Universidade Complutense de Madrid, Diretor do Programa Direção Estratégica de Pessoas e Negócios, do ESADE - (Escola de Negócios) - Madrid , Perito na Agência Nacional de Avaliação Científica e Acadêmica (ANECA), Professor na Universidade Autônoma de Madrid e Avaliador do Processo de Certificação de Coachs Profissionais e Executivos da Associação Espanhola de Coaching (AECOP).

Consultor e Palestrante Espanhol, é um dos únicos a apresentar a nova tendência corporativa: Direção por Confiança. É um reconhecido profissional nas áreas de Mudança e Desenvolvimento Organizacional, Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos. Já apresentou seu trabalho em diferentes países, como Inglaterra, Portugal, Irlanda, Egito, Eslovênia, Alemanha, Finlândia, China, Estados Unidos, México, Peru, Argentina, Paraguai, Chile e Brasil. Há mais de 25 anos atua como consultor das organizações públicas e privadas, como BBVA, BSCH, Banco de Galícia, Banco Popular, Coca-Cola, Digital, Ford, IBM, Ibéria, Telefônica e Zara.

Principais Publicações:

- "La nueva Dirección de Personas (com capítulo especial de Direção por Confiança - DPC) - Marco paradójico del talento directivo" ( 8ª edição). Editorial Pirámide. Madrid, 2006.

- "Marketing e Formação de Executivos". Editora Qualitymark. Rio de Janeiro, 2004.

- "Marketing de la formación (aprendizaje) del Directivo". Editorial Pirámide. Madrid, 2003.

- "Evolución y perspectivas de la banca española". Cap.18: "Competencias y habilidades directivas del directivo financiero: de la dirección de recursos humanos a la dirección y desarrollo de personas". Civitas Ediciones, S.L. Madrid, 2001.

- "Fábrica de Talentos". Editora Gente. São Paulo, 1997.

- "La banca del futuro. Un desafío para el 2000". Cap. 10: "La Nueva Dirección de Personal y Recursos Humanos en la Banca". Eduardo Bueno Campos y J.M. Rodríguez Antón. Editorial Pirámide. Madrid, 1995.

- "Las mujeres en la opinión pública". Instituto Universitario de la Mujer. Madrid, 1995. Cap.1: "La mujer en el ámbito empresarial: comunicación interna y cultura organizativa".